MAHFUZ + ALCANTARA GOMES ARQUITETOS
ESCOLA FLOR DA MANHÃ - MORNING FLOWER SCHOOL
Distrito de Xai-Xai, Provícia de Gaza, Moçambique - Xai-Xai District, Gaza Province, Mozambique
2019
ESCOLA FLOR DA MANHÃ - MORNING FLOWER SCHOOL
Distrito de Xai-Xai, Provícia de Gaza, Moçambique - Xai-Xai District, Gaza Province, Mozambique
2019
Concurso Internacioal - International Competition
Arquitetura/Architecture
Edson Mahfuz e Ana Paula Alcantara Gomes
O tema do concurso era uma pré-escola para criancas de 0 a 5 anos de idade, algumas com deficiências e quase todas afetadas por exclusão social.
O contexto do trabalho é de extrema pobreza, pois o terreno está no meio do nada, não sendo servido por via calçada, eletricidade ou água potável. Quanto ao materiais disponíveis, só se pode contar localmente com tijolos de terra compactada e madeira. Qualquer outro teria que ser importado a custos consideráveis.
A escola proposta por nós procura criar um ambiente de aprendizado estimulante, agradável e seguro. Por isso organizamos o edifício a partir de um muro perimetral no interior do qual –e em contato direto com ele– três pavilhões foram inseridos. Esses pavilhões abrigam as salas de aula, a sala multiuso, o pátio coberto e o refeitório.
Os pavilhões são conectados por uma linha de espaços auxiliares perpendicular a eles e paralela ao lado em que está o acesso. Outra diferença entre os dois tipos de espaços é o modo como são cobertos: tetos inclinados nos pavilhões e coberturas planas verdes nos espaços auxiliares.
Por questão de segurança, a escola tem apenas um ponto de acesso. Ao entrar, o visitante se encontra num vestíbulo abobadado e o pátio principal. À esquerda estão as salas de aula, à direita os espaços mais públicos ou coletivos.
Além de adotar os materiais disponíveis na região, também adotamos técnicas mais adequadas ao seu uso. O tijolo escolhido mede 24x12x10cm e seria usado para as paredes, pisos e tetos. As paredes teriam 36 e 24cm de espessura para garantir inércia térmica, propósito que também determinou a adoção de coberturas verdes no bloco auxiliar. Todas as aberturas seriam arqueadas e os tetos seriam construídos empregando a técnica centenária da abóbada catalã, a qual pode ser facilmente construída sem cimbramento e permite curvas mais suaves que outras técnicas.
Nos três pavilhões empregamos sistemas de ventilação cruzada para melhorar as condições de conforto. Em todos eles as telhas metálicas foram separadas dos forros –de tijolos nas salas de aula e madeira nos outros espaços– e uma circulação eficiente do ar seria criada por diferença de altura entre a entrada do ar fresco e a saída do ar quente.
No canto norte do terreno localiza-se a área técnica, isolada das crianças, onde estariam cisterna, fossa séptica, poço artesiano e central elétrica, esta para acumulação e distribuição da eletricidade coletada pelos painéis fotovoltaicos situados sobre a cobertura verde e para o bombeamento da água até o reservatório elevado situado ao lado da entrada.
FLOR DA MANHÃ PRE-SCHOOL
The program asks for a school for children from 0-5 years of age, many with disabilities and affected by social exclusion.
The context is one of extreme poverty: there are no roads near the site, nor is it served by electricity or running drinkable water. As for materials, the only ones available are compressed earth bricks and wood. All the rest would have to be imported at considerable cost.
The school we propose to build seeks to create a learning environment that would be stimulating, pleasurable and safe. For this purpose we designed a structure that starts from the perimeter wall within which three pavilions are inserted. They house the main spaces, namely, the classrooms, the multipurpose room, the covered schoolyard and the refectory.
The pavilions are connected by a line of ancillary spaces perpendicular to them and parallel to the entrance side of the perimeter wall. A further difference between these two types of spaces is the way they are covered: the pavilions have pitched roofs while the ancillary spaces are covered with earth and grass.
For reasons of safety and control, the building has only one entrance. Upon entering the visitor is faced with a vaulted vestibule, which can also be used as another covered schoolyard, and the main patio with the orchard. To the left is the classrooms area, to the right the more public facilities.
We decided to adopt the materials more easily found in the area –compressed earth bricks and wood– as well as techniques appropriate to them. The brick adopted measures 24x12x10cm and is used for walls, floors and ceilings. The walls will have 36 and 24 cm of width which should make for good thermal inertia, goal that is further helped by the fact that the ancillary spaces will be covered by earth and grass. All the openings will be arched and the ceilings are to be built as catalan vaults, which are constructed by laying a first layer of light bricks lengthwise without centering or formwork, and has a much gentler curve than most other methods of construction.
Another important point is the system of cross-ventilation adopted to improve the environmental conditions within the three pavilions: in all of them the corrugated metallic roof is separated from the ceilings –of brick in the classrooms and wood in the multipurpose room and the covered schoolyard– and efficient air circulation is provided from low to high openings.
At the northernmost corner of the site is located a technical area, isolated from the children, where there will be a cistern, a septic tank, an artesian well and an electrical room where the electrical equipment will be located: for accumulation and distribution of the energy collected from the photovoltaic panels situated over the green roof and for the pumping of the water to the elevated water tank near the entrance.